A importância de se alimentar nos horários corretos

Alimentação saudável vai muito além de ingerir refeições de qualidade

Já é conhecido por todos que a alimentação saudável está ligada aos alimentos naturais como frutas, verduras e legumes. Entretanto, esses não são os únicos fatores importantes, isso por que segundo cientistas, existe a influência de acordo com os horários e a velocidade no qual você realiza suas refeições. Esse segmento que estuda a alimentação em relação ao tempo é chamado de crononutrição.

O que é crononutrição?

É uma junção entre as palavras cronobiologia – que estuda fenômenos biológicos que tem frequência – e a nutrição.

Essa área é responsável por estudar como o nosso relógio interno influência na alimentação saudável.

Isso em razão de que uma alimentação fora do horário é tão prejudicial quanto uma alimentação desbalanceada, podendo afetar o metabolismo e causar riscos à saúde.

Temos o chamado “ciclo circadiano ou ritmo circadiano” que nada mais é do que o seu relógio biológico, sendo esse propenso a gastar mais energia durante o dia. Com a movimentação do corpo, o metabolismo também acelera.

No entanto, à noite o corpo está relaxado e se preparando para o sono, o que tende a diminuir o gasto calórico devido ao metabolismo mais lento.

Quais horários devo fazer as refeições?

Se alimentar nos mesmos horários cria uma rotina para o corpo e pode proporcionar para ele uma maior sensação de saciedade. Isso gera um organismo mais veloz e uma queima maior de energia, levando até a perda de peso, se realizado em conjunto com exercícios físicos.

Também, de acordo com cientistas, é recomendado que as refeições mais pesadas sejam realizadas entre o café da manhã e o almoço. Durante à noite, é preferível que seja consumido refeições mais leves, pois o metabolismo está desacelerando, dessa forma, ajudando na digestão.

Ainda de acordo com cientistas, o atraso na alimentação pode alterar esse relógio interno, implicando em alterações e modificações no metabolismo.

Qual a importância de seguir seu relógio biológico?

Manter um hábito saudável garante maior sensação de saciedade e esse fator relacionado ao consumo de alimentos saudáveis e prática de exercícios também auxiliam e muito na saúde do indivíduo.

Por fim, optar por uma alimentação e hábitos saudáveis são de extrema importância para o desenvolvimento do indivíduo. Portanto, fique mais atento às dicas acima e tenha uma ótima refeição.



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