Como a alimentação pode ajudar no combate a vírus?



O bom funcionamento do sistema imunológico é tão importante na prevenção de doenças quanto a higienização das mãos e o uso de álcool em gel, até mais eficaz que a ingestão de suplementos vitamínicos. Pois pessoas com baixa imunidade possuem maior probabilidade de contágio, já que o organismo está com a sua principal defesa fraca.

Uma das principais causas da imunidade baixa é a má alimentação, já que o organismo precisa de vitaminas e minerais essenciais para fortalecer essa defesa e combater invasores externos, como bactérias, vírus e fungos.

A alimentação correta, com ingredientes saudáveis, é a principal forma de adquirir vitaminas e minerais que irão fortalecer a saúde e ajudar na prevenção de doenças. Os principais alimentos que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico são:

Frutas cítricas (laranja, acerola, kiwi, tomate), além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho – Alimentos ricos em vitamina C, que ajuda no fortalecimento das células de defesa do organismo;

Vegetais verdes escuros, feijão, cogumelos e carne de fígado – São ricos em ácido fólico, que auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo;

Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico) – Ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico;

Oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais de girassol, gérmen de trigo, milho e canola) – Além de zinco, possuem muita vitamina, sendo benéficas principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade;

Tomate – O licopeno, muito presente no tomate, combate doenças cardiovasculares, pois remove radicais livres do organismo, responsáveis por acelerar o envelhecimento celular e deixar o corpo frágil;

Azeite e salmão – Esses alimentos são fontes de ômega-3, importante no combate às inflamações das artérias, ajudando a imunidade do corpo;

Castanha-do-pará e cogumelos – São fontes de antioxidantes, pois contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cura do organismo;

Gengibre – Rico em vitaminas C e B6, com ação bactericida, além de ajudar a tratar inflamações de garganta e nas defesas do organismo;

Pimenta – Fonte de betacaroneto, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções;

Iogurte – Aliado da flora intestinal, pois ajuda a recompor as bactérias, chamadas probióticos, além de expulsar do organismo as bactérias que fazem mal à saúde;

Alho – Ingrediente super presente na cozinha brasileira, reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite. Além de ser fonte de vitaminas: A, C e E, sendo assim, forte aliado para reforçar o sistema imunológico;

Cebola – Rica em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, como a alicina, que ainda reduz o risco de alguns tipos de câncer, como o de boca, laringe, esôfago, cólon, mamas, ovário e rins. Por isso, é um ótimo remédio para afastar gripes, resfriados e infecções em geral.

Lichia – Excelente fonte de vitamina C, aliada na prevenção de gripes e resfriados. 

Portanto, manter um alimentação saudável é super importante no dia a dia e ainda mais relevante em tempos com muitos contágios virológicos. 

Contudo, só conhecer os alimentos benéficos para você não é suficiente, é importante manter a alimentação saudável e conhecer a qualidade dos produtos. No restaurante Naturais Du Lugui, todos os ingredientes são saudáveis, ricos em vitaminas e minerais, benéficos para a sua saúde e seu paladar, pois, independente da opção, todos as opções também são ricas em sabor.





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *