Tudo que você precisa saber para ter uma alimentação saudável

Com cada vez mais adeptos, ter uma nutrição saudável está mais fácil e traz benefícios para a vida inteira

Você sabia que oito em cada 10 brasileiros afirmam que se esforçam para ter uma alimentação saudável? E que 52% das pessoas consideram as comidas saudáveis pouco saborosas, de acordo com uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)? Com o intuito de mudar essa percepção e incentivar cada vez mais o consumo de alimentos saudáveis, a nutricionista Daiane Brayer e o chef Du Barbosa reelaboraram o cardápio da franquia Naturais do Lugui.

Os profissionais tiveram como objetivo criar um ambiente que oferecesse opções para todos os públicos e que comprovasse, por meio dos pratos oferecidos, que refeições saudáveis também podem ser saborosas. Foram quase 3 meses na cozinha fazendo testes, em que a Daiane pensou em toda a parte nutricional e o Du na parte do sabor. O resultado dessa união foi pratos que aguçam o paladar e alimentam de forma saborosa e, ao mesmo tempo, nutritiva.

Comida é sinônimo de socialização, assim a existência desse tipo de restaurante facilita muito a vida das pessoas que desejam ou precisam seguir um estilo mais saudável de alimentação na opinião de Daiane.  A profissional ainda enfatiza que com o surgimento de doenças, como diabetes e hipertensão em uma população cada vez mais nova, uma alimentação saudável é o melhor remédio para evita-las.

Mas, o que é uma alimentação saudável? Daiane explica que a gente não pode ver nenhum alimento como inimigo. Uma alimentação saudável, é uma alimentação equilibrada, que tenha todos os dias a presença de legumes, frutas e verduras. Sem esquecer, que aos finais de semana é normal comer alguns alimentos que não são tão nutritivos. "Tem alimentos que fazem bem para as nossas células, ou seja, para o nosso corpo, e tem alimentos que fazem bem para a nossa alma”, diz.

Uma boa alimentação traz benefícios para todo corpo, as pessoas que se alimentam de forma mais saudável correm menos risco de ter depressão, hipertensão e diabetes, além de possuírem a pele, unha e cabelo mais bonitos. No caso específico das mulheres, há também a diminuição da TPM. Na opinião da nutricionista, uma alimentação saudável e equilibrada é a base para viver bem.

Para aqueles que desejam ter uma rotina alimentar mais saudável, a transição nem sempre é uma tarefa fácil. Daiane dá dicas de como dar os primeiros passos:

1) Comece por identificar o que se é mais viciado, ou seja, o que comemos em excesso.

2) Hidrate-se. Se você não ingere muita água, é fundamental aumentar o seu consumo na forma pura, diminuindo de maneira expressiva a ingestão de sucos, chás e refrigerantes.

3) Inclua legumes, verduras e frutas no cardápio. "Adicionar comida de verdade” em todas as refeições.

4) Pratique exercícios físicos. Se não é possível fazer todos os dias, o ideal é tentar fazer o máximo que conseguir, sempre escolhendo atividades que sejam do seu agrado, pois assim a prática se torna mais prazerosa.

"É desembalar menos, descascar mais e se movimentar mais”, enfatiza Daiane.

Hoje em dia, mesmo que o restaurante não seja focado em alimentação saudável, é possível fazer escolhas mais nutritivas e que fazem bem ao corpo. Além de se atentar as porções que colocamos no prato. A nutricionista relata que viemos de uma sociedade em que nossas mães dizem para não deixarmos nada no prato, "mas a gente não é lixeira, saciou parou”, enfatiza.

Outra questão fundamental é a mastigação, uma função que a gente esquece devido a rotina corrida. O importante é mastigar bem os alimentos, pois assim você irá se saciar com uma quantidade menor de porções. Como também irá melhorar a absorção dos nutrientes. "O nosso corpo é sábio, ele nos dá sinal de fome, saciedade e sede, então, a gente precisa ouvir o nosso corpo e se respeitar”, comenta Daiane.

Para aqueles que dizem que ter uma alimentação saudável é muito caro, a profissional diz que essa informação é equivocada. O ideal é ir para básico, como frutas, legumes e verduras. "Foi Deus que colocou na terra, então é saudável. O simples não tem erro”, brinca.

Deixe seu comentário